Links de Acesso

Moscovo proíbe atividades da Freedom House na Rússia


Procuradoria diz que organização fundada em 1941 “participou ativamente na promoção das políticas de Estados hostis em relação ao conflito russo-ucraniano"

A Rússia declarou nesta terça-feira, 7, "indesejável" a organização norte-americana de promoção da democracia Freedom House e proíbiu as suas atividades no país, em plena tensão com Washington e uma crescente repressão da sociedade civil.

“Uma das principais atividades da Freedom House é promover o estabelecimento do chamado papel ‘dominante’ dos Estados Unidos no mundo”, justificou a Procuradoria-Geral da República (PGR) russa num comunicado enviado à imprensa, ao anunciar a decisão.

A PGR acrescenta que a organização não governamental Freedom House, financiada por Washington, “participou ativamente na promoção das políticas de Estados hostis em relação ao conflito russo-ucraniano, em particular desacreditando as forças armadas da Federação Russa”.

A Freedom House, fundada em 1941 para promover a democracia, também é acusada pelo Ministério Público russo de “fornecer informação, apoio financeiro e jurídico” à “oposição russa, ativistas pró-ocidentais e LGBT”.

No seu site, a organização com sede em Washington descreve o sistema político russo liderado pelo Presidente Vladimir Putin como “autoritário”.

A organização escreve que desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em Fevereiro de 2022, “as autoridades intensificaram as restrições aos direitos e liberdades individuais, a fim de reprimir qualquer dissidência nacional”.

Em Fevereiro de 2024, as autoridades russas proibiram a Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL), meio de comunicação financiado pelos Estados Unidos, o qual foi declarado por Moscovo “organização indesejável”.

C/AFP

Fórum

XS
SM
MD
LG