Links de Acesso

Trump a caminho do primeiro julgamento criminal de um antigo Presidente dos EUA


Fotografia combinada de Stephanie Clifford, também conhecida como Stormy Daniels, e o ex- Presidente dos EUA, Donald Trump (arquivo)
Fotografia combinada de Stephanie Clifford, também conhecida como Stormy Daniels, e o ex- Presidente dos EUA, Donald Trump (arquivo)

O antigo Presidente é acusado de falsificar registos comerciais para ocultar pagamentos de dinheiro a alegadas amantes antes da sua eleição em 2016

Em Nova Iorque começa nesta segunda-feira, 15, a seleção do juri do julgamento do antigo Presidente dos EUA, Donald Trump, acusado de falsificar registos de negócios para esconder pagamentos destinados a encobrir alegados casos extraconjugais.

Trump é o primeiro ex-Presidente americano a enfrentar acusações criminais e a ameaça de prisão se for condenado.

O presumível candidato presidencial republicano às eleições de novembro assistirá à audiência a partir da mesa de réus, num julgamento que poderá decorrer quatro dias por semana durante o próximo mês e meio.

No processo, ele pode ou não tomar o lugar de testemunha para se defender, dependendo da forma como ele e os seus advogados encararem as provas apresentadas pelos procuradores.

Trump, Presidente de 2017 2021 tem repetidamente refutado as acusações.

Ele é acusado de ter escondido um pagamento de 130 000 dólares à estrela de filmes pornográficos Stormy Daniels, pouco antes das eleições de 2016, para a impedir de falar publicamente sobre o suposto encontro romântico.

Num segundo caso, a acusação alega que uma antiga Playmate do Ano, Karen McDougal, afirma ter tido um caso de meses com Trump e que lhe foram pagos 150 000 dólares por um tablóide que comprou os direitos da sua história e que, depois, a pedido de Trump, não publicou o artigo.

Trump negou ambos os casos e todas as 34 acusações que enfrenta no processo de Nova Iorque.

Cada uma das acusações implica a possibilidade de uma pena de prisão de quatro anos, embora Trump vá certamente recorrer de qualquer veredito de culpa e sentença.

O caso de Nova Iorque é uma das quatro acusações criminais sem precedentes que Trump enfrenta e que englobam 88 acusações, todas elas negadas por ele.

Fórum

XS
SM
MD
LG