Links de Acesso

UE pede investigação sobre compra de empresa por Isabel dos Santos


Isabel dos Santos
Isabel dos Santos

Comissária de Justiça quer que as autoridades portuguesas comprovem que dinheiro usado na transacção não tem origem ilegítima.

A venda de 65 por cento das acções da empresa portuguesa Efacec Power Solutions à empresária angolana Isabel dos Santos vai ser investigada para saber se foram cumpridas as regras de prevenção de lavagem de dinheiro.

O pedido foi feito pela comissária europeia da Justiça Vera Jourová às autoridades portuguesas, revela o jornal Expresso.

Considerada pessoa políticamente exposta, a filha do Presidente angolano tem de ser passada a pena fino pelas autoridades que com ela façam negócios dentro da União Europeia para se comprovar que o dinheiro envolvido na transação em apreço não tem origem ilegítima, como o branqueamento de capitais.

Isabel dos Santos comprou a maioria da Efacec Power Solutions em Outubro do ano passado por cerca de 215 milhões de dólares com recurso a quatro bancos portugueses, entre eles a Caixa Geral de Depósitos, de capitais públicos.

Ainda de acordo com aquele jornal português, numa carta enviada a 5 de Fevereiro ao Intergrupo do Parlamento Europeu sobre Integridade e Transparência, Corrupção e Crime Organizado, a comissária Vera Jourová garante que os serviços que tutela “vão prestar a devida atenção” a uma série de documentos financeiros enviados pelos eurodeputados e que dizem respeito aos últimos beneficiários das sociedades usadas para comprar a empresa portuguesa.

O Expresso diz ter tido acesso a documentos que provam uma participação antecipada da Ende, e empresa pública angolana de distribuição de eletricidade, directamente controlada pelo Governo de José Eduardo dos Santos.

XS
SM
MD
LG