Links de Acesso

Brusca desvalorização do kwanza


 Banco Nacional de Angola
Banco Nacional de Angola

Especialistas dizem que nova desvalorização é possível e crescimento do PIB pode cair para um por cento.

O Banco Nacional de Angola desvalorizou de forma brusca a moeda nacional, o kwanza, esta sexta-feira, 5, devido à queda dos preços do crude, a sua principal fonte de receitas.

Na sexta-feira, um dólar valia 116.8745 kwanzas, em comparação com 110,518 na quinta-feira, de acordo com o site do banco central. A moeda caiu para 118,13 no mercado interbancário, segundo a Bloomberg News.

"Essa alteração brusca do kwanza é muito rara”, disse Charlie Hampshire, da INTL FCStone Inc., com base em Londres e especializada no mercado de divisas internacionais, acrescentando que tal mudança “não acontecia desde 2009."

"Na verdade, têm feito uma depreciação contínua nos últimos meses, mas esta última é mais forte", corroborou Samir Gadio, chefe de estratégia africana do Standard Chartered Plc, com sede em Londres.

A agência Bloomberg cita igualmente o economista especializado em África da Capital Economics Ltd., também com sede na capital inglesa, John Ashbourne, segundo o qual "a desvalorização suporta a nossa visão de que o crescimento do Produto Interno Bruto(PIB) vai cair para cerca de um por cento em 2015”.

Ashbourne admite ainda que “uma nova depreciação continua a ser possível”.

As reservas externas de Angola, segundo a Bloomberg, reduziram-se de Março a Maio cerca de 13 por cento e situam-se nos 26.200 milhões de dólares.

O PIB de Angola, de cerca de 124.000 milhões dólares americanos, é o terceiro maior na África sub-sahariana, depois da Nigéria e África do Sul, de acordo com o Banco Mundial.

XS
SM
MD
LG