Links de Acesso

Advogados de defesa sem acesso a Kalupeteka


José Julino Kalupeteka
José Julino Kalupeteka

Primeiro encontro com advogados de defesa pode acontecer hoje.

Advogados de Julino Kalupeteka continuam a enfrentar dificuldades para contactar o seu constituinte antes da primeira audiência com a presença da defesa.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00
Faça o Download

O advogado da Associação Mãos Livres, Salvador Freire, disse à VOA que a Procuradoria Geral da República não permitiu que a defesa contactasse o líder da seita A Luz do Mundo, antes da nova inquirição confirmada para as próximas horas desta Terça-feira, 2.

Freire considera que a próxima audiência será decisiva porque vai permitir que o acusado seja ouvido na presença dos seus defensores podendo os seus primeiros depoimentos ser considerados nulos.

José Julino Kalupeteka, cujos fiéis se envolveram em confrontos mortais com a polícia, está detido preventivamente desde 16 de Abril na cidade do Huambo .

A Associação Mãos Livres, que já escreveu ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas Ban Ki-moon a pedindo uma investigação independente face aos números díspares de mortos nos confrontos, tentou durante várias semanas assumir a defesa de Kalupeteka, o que só se concretizou a 20 de Maio.

A mediatização deste caso motivou a condenação dos seguidores de Kalupeteka, por mais de uma vez, do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Talvez por isso, a Mãos Livres afirma que dificilmente Kalupeteka terá um julgamento "justo".

Em causa estão os confrontos de 16 de Abril n Sumi, província do Huambo, entre a polícia, que tentava dar cumprimento a um mandado de captura contra Kalupeteka e outros dirigentes daquela seita ilegal em Angola, e alguns fiéis que estavam concentrados no acampamento daquela igreja.

A oposição angolana, aponta para "várias centenas" de mortos entre os seguidores da seita.

Sakala: "Huambo é caso para tribunal internacional; Cabinda devia ser região autónoma"
please wait

No media source currently available

0:00 0:07:57 0:00

XS
SM
MD
LG