Links de Acesso

Dez pessoas internadas por inalar gases emitidos pelo Vulcão do Fogo


Vulcão do Fogo.
Vulcão do Fogo.

Delegado de Saúde diz que não inspiram cuidados.

Os gases emitidos pelo Vulcão do Pico, na ilha do Fogo, em erupção desde o dia 23 de Novembro, provocaram o internamento de 10 pessoas que desde então estavam em Chã das Caldeiras a tentar salvar os seus pertences.

Entretanto, segundo o delegado de Saúde na ilha Luís Sanches, a situação dos doentes não inspira grandes cuidados e estão a ser tratados sem preocupação de maior.

please wait

No media source currently available

0:00 0:00:46 0:00
Faça o Download

O médico recomendou que as pessoas, mesmo longe da região onde se encontra o vulcão, usem máscaras para evitar a inalação desses gases que, podem ser nocivos para a saúde.

Entretanto, no terreno, a actividade eruptiva esteve calma durante o dia de hoje, 1, ao contrário de ontem em que as lavas destruíram completamente a sede do Parque Natural do Fogo. Até agora foram destruídas cerca de 20 casas, várias cisternas e aproximadamente 400 hectares de terra, das quais 26 hectares cultiváveis.

Na sequência da erupção do vulcão, o Governo adiou “sine die” a chamada Cimeira da Regionalização, prevista para realizar-se nos dias 2 e 3.

O anúncio foi feito Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território numa nota de imprensa que justifica a decisão com “a evolução preocupante e imprevisível dos acontecimentos na ilha do Fogo decorrentes da erupção do vulcão, o que exige um acompanhamento de perto dos poderes públicos e da sociedade em geral, para atendimento imediato de qualquer emergência necessária”.

XS
SM
MD
LG