Links de Acesso

Ucrânia: Desafiando Kiev rebeldes do leste votam em referendo


O governo ucraniano, a União Europeia e os Estados Unidos denunciaram a votação como ilegal.

Na Ucrânia, rebeldes pró-russos no leste do país realizaram hoje referendos sobre a independência enquanto o governo de Kiev consideravas as consultas como uma “farsa criminosa”.

Eleitores das regiões de Donetsk e Luhanks onde habitam cerca de 15% dos ucranianos foram às urnas para se pronunciarem sobre a independência. Não é contudo claro se isso significa uma maior autonomia dentro da Ucrânia, a criação de um estado independente ou a possibilidade das regiões de língua russa passarem a integrar a Rússia.

O governo ucraniano, a União Europeia e os Estados Unidos denunciaram a votação como ilegal. Kiev afirmou que a votação não terá consequências legais para a integridade territorial da Ucrânia. De referir que estão programadas eleições presidenciais dentro de 2 semanas.

O presidente interino ucraniano Oleksandr Turchynov advertiu entretanto os apoiantes da independência naquelas regiões de que estariam a dar um passo no abismo e apelou aos rebeldes que participem em conversações sobre uma maior autonomia no leste do país.
XS
SM
MD
LG