Links de Acesso

Internet Segura, 10 dicas para (des)complicar


Passwords roubadas, fotografias partilhadas nas redes sociais, contas bancárias invadidas, são apenas alguns pontos de uma lista ínfima de crimes na Internet.

Hoje é dia da “Internet Segura.” A VOA conversou com Gabriel Soares, engenheiro informático, professor e director de departamento na Universidade Metodista de Angola, em Luanda, que nos deixou dez "dicas" de como é possível estar seguro no mundo virtual.

É bastante comum, diz o professor, não se cumprir com as regras básicas de utilização de tudo o que a Internet nos proporciona e, na maior parte dos casos "somos vítimas de nós mesmos".

Estar seguro na Internet não é complicado, mas são os hábitos de navegação que nos traem.

Naturalmente, a linguagem na Internet pode, por vezes, estar um pouco fora do vocabulário comum, chega muitas vezes a ser tão diferente que termos como "firewall" ou "cookies" poderão ser enigmáticos ao ponto de serem ignorados.

Mas há uma série de procedimentos, que segundo o professor da Universidade Metodista são simples e evitam problemas graves:

Definições para artigo Internet segura

Firewall - é um filtro de segurança dos computadores cujo sistema operativo é Windows.
Serve para proteger o computador de sites maliciosos

Cookies - é um grupo de dados trocados entre o navegador e o servidor de páginas, colocado num arquivo (ficheiro) de texto criado no computador do utilizador.
A sua função principal é a de memorizar páginas de Internet e respectivas passwords e acessos

Homebanking ou mobile banking - é um serviço online que permite fazer uma série de operações bancárias através de dispositivos ligados a uma rede de Internet

Pen-drive - dispositivo de armazenamento, com aspecto semelhante a um isqueiro, que se liga a um computador. Bastante útil para transporte e armazenamento de dados entre computadores
Usar e ter sempre o anti-vírus actualizado; manter a firewall* activa, apenas desactivar quando se conhece a página; não instalar programas pirateados; sempre que ligar discos externos ou pen-drives ao computador, fazer correr o anti-vírus; não colocar a informação pessoal em sites de relacionamento (morada, número de bilhete de identidade, escola onde estuda ou local de trabalho).

E a acrescentar a essas cinco primeiras "dicas" do professor Gabriel, existem outras cinco a que se deve dar atenção para uma navegação segura, explicou:

Seguir à risca as instruções do seu banco sempre que acede ao homebanking; ao utilizar redes públicas, lan houses ou cybercafés não colocar passwords importantes em computadores desprotegidos; não usar senhas com datas de aniversário, nomes ou sequências numéricas; fazer compras online unicamente em lojas virtuais seguras que tenham o certificado digital; nos smartphones ter sempre as aplicações actualizadas.

De computadores, tablets ou smartphones danificados e irrecuperáveis, por vezes, a identidades roubadas, cartões de crédito e outras informações confidenciais e extremamente importantes, tudo pode acontecer.

O engenheiro informático disse à VOA que em Luanda o acesso às redes sociais representa a maior fatia de páginas consultadas e que é aí também muitas vezes que a exposição levanta os problemas.

"Os utilizadores partilham fotografias, vídeos íntimos e tudo isso é depois vendido", acrescenta Gabriel Soares, que continua: "O furto de identidade é mais comum do que pensamos, pode ser reversível, mas na realidade ao facilitarmos abrimos um precedente, não sabemos quem nos roubou, nem onde é que essa informação já chegou, tudo porque não fizemos coisas bastantes simples", como as citadas acima.
XS
SM
MD
LG