Links de Acesso

Presidente Obama enaltece legado de Nelson Mandela


No seu discurso, perante a multidão reunida num estádio de Joanesburgo, o presidente Obama enalteceu a força e o sentido de justiça de Mandela.

Mais de 60 mil pessoas participaram hoje, 10, em Joanesburgo nas cerimónias em memória do antigo presidente sul-africano, Nelson Mandela.
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:26 0:00
Faça o Download
Muitos líderes mundiais não quiseram deixar de prestar uma última homenagem a Mandela. Na sua intervenção o presidente americano Barack Obama disse que Mandela foi um gigante da história que conseguiu levar o seu país na direcção da justiça conquistando no processo os corações de milhares de milhões de pessoas através do Mundo.

Agradeceu também ao povo sul-africano terem-no partilhado com o resto do Mundo.
“A sua luta foi a vossa luta. O seu triunfo foi o vosso triunfo. A vossa dignidade e esperança exprimiram-se na sua vida e a vossa liberdade e democracia constituem o seu caro legado”, disse o presidente Obama.

No seu discurso perante a multidão reunida num estádio de Joanesburgo, o Presidente Obama enalteceu a força e o sentido de justiça de Mandela, mas acima de tudo louvou a sua capacidade de perdoar e o seu reconhecimento de que toda a humanidade partilha o mesmo destino.

“ Foi necessário um homem como Madiba para libertar não apenas o prisioneiro como o seu captor. Para mostrar que devemos confiar nos outros para que eles possam confiar em nós. Para dizer que a reconciliação não é sinónimo de ignorar um passado cruel mas sim um meio de confrontá-lo com inclusão, generosidade e verdade. Ele mudou as leis mas mudou também os nossos corações”, disse o presidente americano.
XS
SM
MD
LG