Links de Acesso

Henrique Rosa foi a enterrar em Bissau


Henrique Rosa
Henrique Rosa
O ex-Presidente da República Interino da Guiné-Bissau foi a enterrar esta terça-feira, perante centenas de pessoas que assim disseram o último Adeus ao Henrique Pereira Rosa.

O funeral que inicialmente estava previsto para ser de Estado, acabou por não acontecer, depois do Presidente interino do Parlamento guineense, Ibraima Sori Djaló, ter negado que o corpo do antigo Presidente interino fosse levado a Assembleia Nacional Popular, invocando a Lei guineense, segundo a qual, apenas os restos mortais do Deputado e do Presidente eleito democraticamente pode ser velado na Assembleia Nacional Popular.

Uma alegação legítima, mas que deixou os familiares revoltados ao ponto de recusar que o malogrado tenha funeral do Estado.

Assim, o corpo de Henrique Rosa ficou velado na sua residência para depois ser transportado para Sé-Catedral, onde foi realizado a Missa do Corpo Presente, seguindo depois para as cerimónias fúnebres, nas quais estiveram presentes destintas personalidades politicas e da sociedade civil.

Henrique Pereira Rosa, duas vezes candidato as eleições ao mais alto cargo da Nação, ou seja a Presidência da República, assumiu sempre como "um patriota amante da paz", lembram muitas pessoas presentes na cerimónia entre as quais o Presidente de Transição, Manel Serifo Nhamadjo.
XS
SM
MD
LG