Links de Acesso

UNITA e MPLA trocam acusações

  • Manuel José

Victorino Nhany

Victorino Nhany

A UNITA e o MPLA voltaram a trocar acusações devido a repetidas acusações do Partido do galo Negro que possui provas de falsificação dos resultados eleitorais do ano passado



A UNITA reafirmou possuir provas suficientes, para sustentar a sua queixa crime apresentada contra o presidente da República e seus colaboradores, enquanto o MPLA respondeu acusando o partido da oposição de irresponsabilidade.

O secretario-geral da UNITA, Vitorino Nhany disse ter 123 provas documentais de fraude e 57 testemunhas.

Uma das provas que a UNITA diz ter está alegadamente relacionada os passaportes de cidadãos chineses que terão participado do processo de adulteração do ficheiro eleitoral.

Esses cidadãos chineses, disse Nhany, " foram detectados a direccionar as suas acções para vertente política, isto no que toca a fraude".

A UNITA diz possuir igualmente provas documentais dos próprios agentes eleitorais provinciais que atestam a fraude.

Outros documentos de provas poderão ser exibidos posteriormente, de acordo com o secretário geral da UNITA que reitera que se internamente não houver uma resposta satisfatória dos tribunais a UNITA irá levar o caso a fóruns internacionais.

"Nós iremos para a área dos Direitos Humanos da União Africana, depois para as Nações Unidas e por último ao Tribunal Penal Internacional," disse.

Em reacção, o chefe pela bancada parlamentar do MPLA, Virgilio de Fontes Pereira acusou a UNITA de querer criar factos políticos afirmando que as acusações que fizeram não passarem de meras especulações.

"São feitas acusações na base de especulações e depois não conseguem provar estas acusações," afirmou

O também jurista do partido no poder em Angola considera o comportamento da UNITA de irresponsavel e de ser recorrente, recordando as acusações de que o presidente José Eduardo dos Santos é na verdade cidadãos são tomense.

"Fazer este tipo de afirmações nunca se provar nada, há uma certa irresponsabilidade, uma falta de seriedade quando se apresentam estas coisas," acrescentou

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG