Links de Acesso

Huíla vai ter Casa da Cultura

  • Teodoro Albano

Casa da Cultura

Casa da Cultura

A província da Huíla poderá ver construída no decurso do presente ano uma Casa da Cultura.




Longe de se tratar de um museu, a referida casa poderá servir para divulgação dos vários aspectos da cultura local e nacional e acima de tudo promover iniciativas massivas de fórum cultural.

Segundo a directora da cultura na Huíla, Maria Marcelina Gomes, a diversidade e a riqueza cultural da província que reúne povos de diferentes valores culturais justifica a existência de uma instituição capaz de promover a divulgação dos seus hábitos e costumes nas suas variadas facetas.

Marcelina Gomes anunciou ainda para 2013 a construção de uma discográfica para facilitar o trabalho dos músicos locais que pretendem produzir e divulgar o seu repertório musical.

“ Isto é importante para que os artistas não dependam só do estrangeiro e de Luanda da capital para divulgar as suas obras as suas criações, mas também podermos localmente e eu acho que o mercado o crescimento populacional na nossa província já justifica termos uma instituição como essa para divulgação da cultura local,” disse

O receio pela perca de alguns valores culturais deixa preocupado a titular da pasta da cultura na região que para o efeito espera incrementar a aposta na investigação cultural.

Nesta tarefa Marcelina Gomes espera contar muito com o contributo das universidades.

“ Estamos a fazer crescer as cidades estamos a fazer crescer as vilas estamos a introduzir uma séria de elementos novos estamos a criar cada vez mais e estamos com algum receio de perder aquilo que é o essencial da nossa cultura e pode constituir valor para a elevação da moral do civismo de valores importantíssimos que as nossas comunidades urbanas não têm e que ainda preservam-se nas comunidades mais rurais,” disse.
XS
SM
MD
LG