Links de Acesso

Tubarões Azuis em banho de multidão

  • Eugénio Teixeira
  • Redacção VOA

Tubarões Azuis recebidos como heróis

Tubarões Azuis recebidos como heróis

Milhares de pessoas recebem como heróis selecção de futebol de Cabo Verde

A selecção de futebol de Cabo Verde foi recebida por milhares de pessoas quando regressou Terça-feira ao país vinda da Taça das Nações Africanas na Africa do Sul.




À espera dos tubarões azuis no aeroporto internacional Nelson Mandela da Praia, estava uma grande moldura humana, pessoas de todos os extractos sociais e sensibilidades políticas, que quiseram dar as boas vindas ao país e agradecer à selecção pela excelente campanha no CAN-2013, com o balanço de dois empates, a zero com a África do Sul na abertura da competição, a uma bola com Marrocos e vitória de duas bolas a uma frente a Angola, na primeira fase.

Os tubarões azuis foram eliminados nos quartos de final pelo Gana num jogo contudo em que dominaram em grande parte e cujo resultado de 2-0 não reflectiu o que se tinha pssado em campo.

Foia primeira participação de Cabo Verde na fase final de uma Taça das Nações Africanas em futebol e a sua passagem aos quartos de final depois de Angola e Marrocos fopi considerada uma grande vitória par ao país.

A recepção da selecção no seu regresso foi algo nunca anteriormente visto
Gente de toda a ilha de Santiago participou numa festa na cidade tendo o governo decretado tolerância de ponto para permitir a recepção aos Tubarões Azuis.

O técnico Lúcio Antunes e os 23 eleitos para a Taça das Nações Africanas (CAN2013) foram recebidos entusiasticamente pelos apoiantes da selecção, que empunharam milhares de bandeiras azuis e obrigaram a caravana que entretanto se formou a um andamento muito lento.

Do aeroporto internacional Nelson Mandela até ao centro da cidade são cerca de três quilómetros e toda a estrada estava repleta de veículos buzinando.

Os próprios jogadores cantam em coro com a multidão, numa festa em que alguns agentes da polícia também cantaram e dançaram.

Ainda hoje os tubarões azuis vão ser condecorados pelo presidente da república, Jorge Carlos Fonseca.
XS
SM
MD
LG