Links de Acesso

Igrejas saudam luta de libertação mas apelam à reflexão.


Protestantes deixaram de estar restritos, diz Reverendo Frederico Lourenço

Os protestantes beneficiaram da luta armada de libertação porque ela levou à independencia e à expansão da liberdade religiosa, disse um reverendo de uma igreja protestante na Huíla.

Um prelado da igreja católica saudou tambem a data do 4 de Fevereiro mas exortou à reflexão sobre o que se passa por toda a Angola

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00
Faça o Download

O reverendo Frederico José Lourenço num enquadramento histórico, refere que a igreja evangélica em particular, foi uma das que beneficiou do início da luta armada e consequente independência nacional.

“A partir da altura em que Angola se tornou independente estava também aberta a oportunidade da igreja poder melhor se expandir,” disse o reverendo, afirmando que “na altura o colonialismo português não queria a expansão das chamadas igrejas protestantes pelo país”.

A igreja estava limitada a uma circunscrição geográfica, acrescentou.
“Nós temos um país independente e temos uma igreja que é também independente tem essa oportunidade de se expandir,” disse.

O vigário da sé catedral do Lubango, padre Jonas Pacheco, afirma que a dimensão histórica da data é importante, mas o 4 de Fevereiro deve levar os angolanos a reflectir sobre o que estão a fazer pelo país.

O sacerdote católico questiona os métodos, mas refere que o início da luta armada procurou buscar a liberdade do homem defendida pela igreja.

“ Na minha opinião a igreja também com estes acontecimentos ganhou no sentido de que é aquilo que a igreja pretende a valorização do homem o respeito pelos direitos humanos o respeito pela diferença o amor entre as pessoas, os meios do 4 de Fevereiro são discutíveis, mas o seu objectivo o seu sentido é o sentido evangélico, bíblico de um homem criado por Deus, livre,” acrescentou.
XS
SM
MD
LG