Links de Acesso

EUA ajudam programa alimentar nas escolas de Moçambique

  • Faizal Ibramugy

Cerca de 200 escolas primárias vão beneficiar de uma doação de 20 milhõs de dolares

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América acaba de desembolsar cerca de 20 milhões de dólares em apoio ao programa de alimentação escolar em Moçambique.




O programa a ser implementado conjuntamente com a visão Mundial, uma organização não governamental e o governo de Moçambique, vai beneficiar um total de 200 escolas primárias, nos distritos de Muecate e Nacarôa, na província nortenha de Nampula.

Em toda a província de Nampula, existem pouco mais de um milhão, cento quarenta e três mil alunos distribuídos por pouco mais de duas mil escolas.

Está é uma iniciativa que vai contribuir para a melhoria da qualidade de ensino através de intervenções que incluem fornecimento de alimentos as escolas.

A escolha de Muecate e Nacarôa para a implementação do projecto de alimentação escolar é devido ao facto de a Visão Mundial, estar a implementar seus programas naqueles dois locais.

Assim nos próximos cinco dias, a província de Nampula é palco de um encontro internacional, onde a Visão Mundial junta os seus parceiros para planificar e passar em revista as actividades programada, nomeadamente a procura de melhores formas de como o projecto vai colaborar com os sectores de agricultura, saúde e educação.

Por que para além de o programa oferecer as crianças almoços durante o período lectivo, com uma sopa e comida variada, inclui uma componente de educação nutricional, onde especialistas das área de saúde vão trabalhar com os conselhos de escolas locais na promoção de acções tendentes a melhorar a dieta alimentar para além de agrónomos que serão envolvidos na componente de produção hortícolas.

Recorde-se que a província de Nampula, apesar do potencial agro ecológico, apresenta taxas de desnutrição preocupante.

Segundo soube a Voz de América, serão também realizadas diversas actividades de treinamentos aos professores no sentido de melhorarem a qualidade de ensino naquelas escolas.

Para o representante do governador provincial de Nampula, presente naquele evento, Tomas Nhane, o projecto de alimentação escolas, vai contribuir sobre maneira para o aumento do número de crianças bem nutridas e melhorar a assiduidade e concentração dos alunos.
XS
SM
MD
LG