Links de Acesso

Eduardo dos Santos pede a diplomatas estrangeiros que transmitam "imagem real" de Angola


José Eduardo dos Santos, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (foto de arquivo)
José Eduardo dos Santos, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (foto de arquivo)

“É importante que os membros do Corpo Diplomático continuem a realçar esta ideia, pois ajudarão a corrigir a visão distorcida e alguns preconceitos de certos sectores da comunidade internacional”

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, pediu aos embaixadores acreditados no país para transmitirem ao mundo o que descreveu como “imagem real” da evolução de Angola.

O Chefe de Estado fez este pedido durante o discurso que pronunciou por ocasião de apresentação de cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomático.

“É importante que todos os membros do Corpo Diplomático continuem a realçar esta ideia, pois desse modo ajudarão a corrigir a visão distorcida e alguns preconceitos de certos sectores da comunidade internacional, que continuam a não acreditar na renovação da África,” disse o presidente

José Eduardo dos Santos condenou a actual deposição de governos eleitos e o retorno à violência armada bem como às rebeliões como via para a resolução dos conflitos internos ou para a tomada do poder.

“Governos legitimados pela escolha livre dos cidadãos nas urnas não devem ser depostos por forças rebeldes ou por processos anti-democráticos,” disse.

Sobre o Médio Oriente, Eduardo dos Santos manifestou-se favorável ao diálogo e à concertação política entre os principais actores visando a busca dos entendimentos internos e internacionais para a preservação da paz e da segurança internacional.

Salientou ser "necessário consagrar-se e realizar-se o princípio da existência e reconhecimento dos dois Estados soberanos de Israel e da Palestina.”

Terminou o discurso manifestando esperança de que a actual tendência para a islamização do Estado e as causas da crise económica e financeira da Europa venham a ser melhor controladas ou debeladas a partir de 2013.
XS
SM
MD
LG