Links de Acesso

Primeiro rapto de 2013 em Nampula custou dois milhões de meticais


 Aspecto da cidade de Nampula
Aspecto da cidade de Nampula

Depois de intensas negociações, na madrugada desta sexta-feira, a vítima, de origem paquistanesa e esposa do empresário Mohamed Iquibal, viria a ser libertada

Começou o ano de 2013 e começaram, também, os raptos na província moçambicana de Nampula. O primeiro caso registou-se ontem à noite numas das principais avenidas na urbe.

A vítima foi Sumaia Haja, de 31 anos de idade, de origem paquistanesa e esposa do empresário Mohamed Iquibal, proprietário da pastelaria Oásis.

Segundo informou a polícia, o rapto deu-se por volta das 20h15 minutos, altura em que Sumaia, gerente da pastelaria, saía deste local em direcção a sua viatura que se encontrava estacionada junto a Av. Paulo Samuel Kamkomba, munida da receita diária – cerca de 60 mil meticais.

Geralmente, segundo o porta-voz da polícia, Inácio João Dina, no percurso entre a pastelaria e a viatura Sumaia é acompanhada por dois guardas privados “mas, estranhamente, ontem o percurso teria sido feito pela vítima sozinha”.

Três indivíduos apareceram na sua frente, munidos de uma arma de fogo, e raptaram-na.

Na ocasião, os dois agentes da segurança privada no local não comunicaram o incidente à polícia. Quem comunicou com a corporação foi um particular que assistiu ao rapto. Porém, naquela altura, os raptores já haviam entrado em contacto com a família de Sumaia Haja, a condicionar a libertação da esposa do empresário ao pagamento de 10 milhões de meticais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:43 0:00
Faça o Download

mediante o pagamento de dois milhões de meticais, mais os 60 mil de receita em posse da vítima.

A polícia diz que a família da vítima não colaborou com as autoridades, e fez os pagamentos aos raptores sem a presença de agentes da ordem.

Entretanto, as equipas de investigação criminal já estão no terreno e os dois agentes da segurança privada que assistiram ao rapto estão detidos, enquanto prosseguem as buscas para localizar os raptores. Inácio João Dina diz que a polícia de Nampula já tem pistas suficientes para esclarecer o caso o mais rapidamente possível.
XS
SM
MD
LG