Links de Acesso

Reclusos no Namibe querem mais oportunidades de educação


Director dos Serviços Prisionais do Namibe, Samuel Jamba (esq) com o governador Isaac dos Anjos, durante uma visita deste à prisão de Bentiaba, antiga prisão de São Nicolau (VOA / Armando Chicoca)
Director dos Serviços Prisionais do Namibe, Samuel Jamba (esq) com o governador Isaac dos Anjos, durante uma visita deste à prisão de Bentiaba, antiga prisão de São Nicolau (VOA / Armando Chicoca)
Reclusos na cadeia de São Nicolau aproveitaram a presença do governador Isaac dos Anjos, naquela unidade prisional, para exprimir o seu sentimento por terem perdido o ano lectivo em consequencia de falta de salas de aulas e falta de meios técnicos.

Na sua mensagem, os reclusos pediram apoios das autoridades governamentais da província para aumento de salas de aulas e o reforço em meios técnicos ao centro de formação técnico profissional existente na cadeia de São Nicolau, actualmente denominada Bentiaba.

O director dos Serviços Prisionais do Namibe, Samuel Tchinhama Jamba, disse na oportunidade que por falta de salas de aulas e meios, o numero de 500 reclusos matriculados durante o ano lectivo, prestes a findar, 300 ficaram fora do sistema de ensino de formação técnico profissional.

Reforçou que a mensagem a apresentada pelos reclusos fosse tida em conta, tendo em conta as dificuldades, de facto, porque o sector passa, no domínio da formação técnico e profissional uma das condições que facilitaria a inserção dos reclusos no mundo do emprego, tão logo termine as suas penas decretadas pelos tribunais respectivos.

Isaac dos Anjos que visitou, quarta-feira, a unidade prisional de São Nicolau pela primeira vez, quer nas vestes de governador da província, quer na qualidade de primeiro secretario Provincial do Namibe do MPLA, mostrou-se sensibilizado com a causa dos reclusos.

O governante prometeu apoios aos serviços prisionais, não só para a formação académica e profissional dos reclusos, mas também para que estes, no quadro do programa de revitalização da produção agrícola e combate a fome, ajudem a província na segurança alimentar, contribuindo suprir o défice na dieta da população.

‘‘Nós vamos ajudar tentar ajudar o estabelecimento prisional, aqui no Bentiaba, naquilo que é a componente do centro profissional, vamos tentar ajudar também, para que o sector da agricultura possa vos apoiar mais com motobombas, com tractores e eventualmente com o sistema de irrigação. E, vamos esperar que vocês consigam produzir mais, porque o vosso salário depende da vossa produção, para fazerem o pé de meia, e no dia em que terminar a pena, poderem reclamar algum recurso para levar, se não, você chega lá fora, põe a mão no bolso e não tem nada’’, esclareceu aos reclusos, Isaac dos Anjos.

Saudou a iniciativa da direcção provincial dos serviços prisionais que criou uma brigada de construção civil, composta por reclusos, que vai participar na construção de pontes e manutenção de estradas secundária e terciárias na província do Namibe.

Sei que estão a colaborar na construção de pontes e quem estiver a fazer, deve mesmo empenhar-se a fundo, a quantidade de pontes que o pais deverá construir são enormes.

"Só na estrada Namibe/Benguela, via Bentiaba, na estrada em construção, ainda temos cerca de 194 pontes por construir. O interior da nossa província, para atingirmos o Cunene passando pela comuna do Iona há uma quantidade que chega há 225 pontes por construir, sobre os rios secos, de caudal turbulento nas épocas chuvosas, quando nas províncias do centro começar a chover, portanto, há muito trabalho pela frente e a contribuição de cada um de vocês é necessária", referiu-se o dirigente do partido dos camaradas.
XS
SM
MD
LG