Links de Acesso

Furacão ataca nordeste americano e deixa quase 8 milhões sem electricidade


Veículos submersos em Nova Iorque
Veículos submersos em Nova Iorque

Passagem do Sandy pela costa Leste dos EUA deixou mortos, povoações destruídas, milhões de pessoas sem electricidade, universidades e serviços públicos encerrados e transportes paralisados.

A passagem do furacão Sandy pela costa Leste dos EUA deixou 26 mortos, povoações destruídas, quase 8 milhões de pessoas sem electricidade, universidades e serviços do governo encerrados e sistemas de transportes públicos paralisados.

Chuva torrencial, ventos ciclónicos, subidas de marés e queda de árvores foram as principais armas da natureza.

A região costeira de Nova Iorque e Nova Jérsia foi a mais duramente atingida pelo furacão - um temporal de grandes proporções com um diâmetro superior a 1.500 quilómetros. O nível das águas subiu consideravelmente, registando, em alguns casos quatro metros acima do normal em Nova Iorque e em Atlantic City - inundando casas e garagens, ruas e estações de metro, e provocando um naufrágio e derrocadas de edifícios.

O presidente Barack Obama declarou o "estado de desastre" em Nova Iorque, o que permite disponibilizar de imediato fundos do governo federal para a reconstrução. Dos quase 8 milhões de pessoas sem electricidade, dois milhões são em Nova Iorque.

Em Washington, o governo, universidades, transportes públicos e quase todos os escritórios continuam fechados prevendo-se para breve o retorno à normalidade, agora que o furacão Sandy perdeu essa designação conforme avança, por terra, sobre a Pensilvânia em direcção ao Canadá.

Anhtes de se afastar, em Nova Iorque, o Sandy inundou a zona Sul da cidade de Nova Iorque incluindo as obras do novo World Trade Center, o terminal náutico que leva turistas à Estátua da Liberdade os túneis de acesso à cidade e os túneis dos combóios e do metro. Viram-se carros a boiar e a fachada de um prédio desabou no bairro de Chelsea. A bolsa de Nova Iorque está fechada há dois dias.

Os aeroportos na costa Leste encerraram e foram cencelados mais de 12 mil voos o que faz prever que, após a reabertura, a normalização do tráfego aéreo demore cerca de uma semana.
XS
SM
MD
LG