Links de Acesso

Obama em apuros a duas semanas das eleições

  • Redacção VOA

Presidente Barack Obama num comício em New Hampshire

Presidente Barack Obama num comício em New Hampshire

Sondagens mantêm tendência favorável ao candidato republicano à presidência americana, Mitt Romney

Depois de as sondagens lhe terem atribuído uma posição dominante na corrida à presidência, durante o mês de Setembro, Barack Obama está atrás do seu rival na intenções de votos dos americanos, a pouco mais de duas semanas das eleições de 6 de Novembro.

Mesmo depois do debate de 16 de Outubro, cujo resultado foi uma vitória para Obama, o candidato republicano Mitt Romney lidera a média das sondagens nacionais com uma vantagem aproximada de um por cento (47.6% vs 46.9%), no índice Real Clear Politics.

Uma das sondagens que contribui para essa média, da agência Gallup, dá a Romney uma vantagem de 7% (52% vs 45%). Ao mesmo tempo, dois importantes estados que estavam com tendência favorável a Obama (Pensilvânia e Ohio) são agora considerados indecisos ao passo que a Flórida passou de indeciso a favorável a Romney (no índice Real Clear Politics). No índice do jornal Washington Post, aqueles dois estados ainda são considerados tendencialmente Obama e a Flórida como indeciso.

No Colégio Eleitoral, onde um candidato precisa de 270 votos para ser eleito, os resultados diferem. Romney lidera com 206 contra 201 para Obama com 131 votos indecisos no Real Clear Politics, mas Obama lidera no Washington Post com 255 contra 206 para Romney e apenas 77 votos indecisos.

O Colégio Eleitoral contém representação demograficamente proporcional de todos os estados americanos - cada estado entrega os seus votos ao candidato vencedor no seu território.
XS
SM
MD
LG