Links de Acesso

Debate desta noite entre Obama e Romney poderá decidir eleição presidencial americana

  • Redacção VOA

Na Universidade de Hofstra, em Nova Iorque, ultimam-se os preparativos para o debate entre Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, e Mitt Romney, o seu adversário nas eleições presidenciais de 6 de Novembro.

Na Universidade de Hofstra, em Nova Iorque, ultimam-se os preparativos para o debate entre Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, e Mitt Romney, o seu adversário nas eleições presidenciais de 6 de Novembro.

Voz da América transmite o debate em directo na sua página da internet. Aceda a www.voaportugues.com, logo, a partir da 1h00 TMG

O Presidente americano, Barack Obama, e o seu adversário republicano, Mitt Romney, defrontam-se esta noite (madrugada na maior parte de África) num segundo e crucial debate que poderá ter um poapel determinante na escolha do próximo presidente dos Estados Unidos.

O frente-a-frente constitui uma oportunidade para Obama retomar a liderança que as sondagens lhe davam, antes do primeiro debate, a 3 de Outubro. Nesse confronto, Romney foi assertivo e eficiente; Obama parecia distante, sem energia e mal preparado.

Das 30 sondagens realizadas no mês de Setembro, 29 indicavam Obama como o favorito para vencer as eleições - ainda que por margens tangenciais. Depois do debate foram realizadas 10 sondagens: cinco dão vitória a Romney, duas a Obama e as restantes três apontam um empate.

O gabinete eleitoral de Obama espera conter a fuga de votos esta noite. Para o analista político Stephen Hess, da Brookings Institution, isso não é impossível. Ele afirma que, em geral, o primeiro debate é muito importante, mas há casos como o da campanha de 1984, em que o presidente Ronald Reagan perdeu o seu primeiro debate para o candidato democrata Walter Mondale, mas venceu o segundo e acabou por vencer as eleições.

Obama passou os últimos três dias numa cidade a sul de Washington, a preparar-se, e Romney treinou com um assessor que fez as vezes de Obama.

O debate, na Universdade de Hofstra, em Nova Iorque, constará essencialmente de perguntas de cidadãos eleitores indecisos, escolhidos por uma empresa de sondagens idónea, aceite pelas duas campanhas.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG