Links de Acesso

Alcoolismo na Lunda Sul preocupa Igreja Católica


Arcebispo do Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, rodeado de crianças (Foto de arquivo)
Arcebispo do Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, rodeado de crianças (Foto de arquivo)

Na Lunda Sul, uma garrafa de água custa 200 kuanzas enquanto a de cerveja custa 100 kuanzas. Arcebispo utilizou a palavra “porcamente“ para qualificar a maneira indigna como os jovens estão a beber o álcool.

Os índices do alcoolismo crescem mais e mais na província da Lunda Sul. O fenómeno que ganha um silencioso estatuto de uma virtude pública, envolve para além de adultos, também a camada jovem, menores de idade e mulheres gestantes.

A Igreja Católica, está a perder sono por causa da situação e o Arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, tem vindo desde o inicio do presente ano, a manifestar a sua preocupação.

Renovando os seus apelos neste sentido, o prelado, disse estar amargurado por causa do consumo exagerado do álcool por parte dos jovens, menores de idade e mulheres gestantes. D. José Imbamba, utilizou a palavra “ porcamente“ para qualificar a maneira indigna como os jovens estão a beber o álcool na Lunda Sul, até há competições.

“O futuro não se constrói e nem se fazem as escolhas sérias com bêbados” disse o número um da Igreja Católica na Lunda Sul, que acrescentou dizendo que o país está a ser hipotecado à ruína e à incerteza", declarou o prelado.

Dados aleatórios, indicam que num grupo de dez pessoas apenas uma não consome o álcool. A maioria das jovens mulheres até mesmo adolescentes, cheiram mais álcool do que perfume, uma conduta que encontrou lugar também nas salas de aulas afectando professores e alunos.

Pessoas há que dispensam a água pela cerveja. Muitos gestores saem bêbados de seus gabinetes, as maratonas alcoólicas são um investimento constante do sector público para a juventude.

Os elevados acidentes de viação em Saurimo têm mais origem na prática do alcoolismo, disse Divaldo Martins, Segundo Comandante Provincial da Lunda Sul para Ordem Pública da Policia Nacional.

O INADC-Instituto Nacional dos Direitos do Consumidor está a levar a cabo uma campanha de educação contra o alcoolismo nos diversos centros de comercialização das bebidas alcoólicas, distribuição de panfletos aos automobilistas e outras iniciativas de género.

Lembro que uma garrafa de água custa 200 kuanzas quanto a de cerveja custa 100 kuanzas( mais ou menos equivalente a 1 dólar). Em cada dez lojas apenas uma se dedica a venda de comida e as nove outras só de bebidas. Um dado a reter: as cantinas e outros centros comerciais do oeste angolano em Saurimo não vendem nem permitem consumo de álcool
XS
SM
MD
LG